terça-feira, 9 de março de 2010

Rezemos pelos nossos sacerdotes nesta Quaresma

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 09/03/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Eis um dia quaresmal reservado a nós padres, bispos, enfim, para todos aqueles que têm cura de almas e que são pastores do povo de Deus.

“Na cátedra de Moisés sentam-se as autoridades religiosas - diz-nos Jesus - o que eles vos ensinarem, praticai-o, mas não os imiteis, porque ensinam mas não praticam, colocam fardos terríveis nos ombros dos demais, mas não são capazes de movê-los ou sustentá-los com um único dedo” - é a Palavra de Deus dirigida a nós.

O povo cristão e católico vê no pastor um exemplo a ser imitado, mas, se aquele pastor - por desgraça ou escandalosamente - não vive o que prega, acontece o paradoxo de um mediador entre Deus e os homens se transformar num obstáculo à mediação – e isto, repito, é um escândalo, nós devemos ser realistas e não idealistas.

Todos nós, sacerdotes, estamos carregados de defeitos e pecados, porque somos homens como quaisquer outros seres humanos. Acontece, no entanto, que nós temos uma consciência mais burilada, nós estudamos teologia, conhecemos moral, a Palavra de Deus foi longamente estudada nos nossos cursos seminarísticos - e até em cursos de pós-graduação e doutorado – e nós não temos o direito de enganar ou de escandalizar o povo de Deus. Este tem o direito de contemplar no seu pastor tudo aquilo que ele, do alto do púlpito, prega aos demais. Nós não podemos brandir a espada da Palavra de Deus à direita e à esquerda, e temos que cuidar para que ela não nos fira também.

Por graça de Deus existem bons pastores, bons sacerdotes que se entregaram de corpo e alma ao serviço desinteressado do povo de Deus. Deram o melhor de si, não se enriqueceram, entregaram suas vidas e até sua saúde sempre em favor das suas ovelhas - mas existem aqueles que deixaram a desejar.

Nós gostaríamos de não antecipar o julgamento condenatório para quem quer que seja - que Deus seja misericordioso para com eles, como desejamos que seja misericordioso para conosco também.

Rezemos pelos nossos sacerdotes nesta Quaresma e neste ano sacerdotal, e nós, sacerdotes, peçamos a Deus a graça de colocar em prática ao menos a metade daquilo que nós transmitimos ao nosso povo, à nossa gente, como vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário