quarta-feira, 3 de março de 2010

Para ser grande Postado por: padrepacheco março 3rd, 2010

Jesus não perde esta ocasião para doutrinar os doze, futuros guias e pilares da sua Igreja, sobre a função que terão que desempenhar na comunidade. Uma vez mais o mestre rasga os esquemas convencionais: “sabeis que os chefes dos povos os tiranizam e que os grandes os oprimem. Não será assim entre vós; o que quiser ser grande entre vós, que seja o vosso servidor; e o que quiser ser o primeiro entre vós, que seja o vosso servo”.

Na comunidade cristã a autoridade e a responsabilidade, e inclusivamente a fraternidade, devem ser sinônimo de serviço. Mp grupo dos que seguimos a Cristo não tem cabimento o domínio, o autoritarismo, a ambição e a vontade de poder. Tudo isso rompe a comunhão eclesial; isso fica para os políticos.

Assim condena também Jesus, pelo menos implicitamente, toda a equiparação da Igreja e do reino de Deus às estruturas de poder e aos sistemas de governo.

É evidente que Jesus contrapõe dois estilos de autoridade e convivência totalmente opostos: mandar dominando, ou servir sem retribuição. O primeiro era a ideia inicial dos apóstolos e modelo habitual da sociedade civil, por muito democrática que pareça; o segundo é o estilo que Jesus quer para a sua Igreja toda, ou seja, hierarquia ou pastores e povo. Cristo recorre uma vez mais à inversão dos critérios humanos e à troca da escala de valores, como vez na proclamação das bens aventuranças.

Como motivação e exemplo vivo de tão paradoxal doutrina, Jesus aponta para si mesmo: “tal como o Filho do homem não veio para que o sirvam, mas para dar a sua vida em resgate de todos”.

Em cada Eucaristia “bebemos do cálice do Senhor”, comungando assim na sua morte e ressurreição gloriosa pela redenção do mundo e no serviço dos homens. Mas não realizaremos dignamente essa comunhão se não participarmos no seu destino. Seremos capazes? N[os não somos mais fortes que Jesus, que conheceu o medo e a morte e gemeu no jardim das Oliveiras.

O que nos toca a nós é mergulharmos na torrente do amor de Cristo que renova todas as coisas. O resto Deus o fará.

Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário