domingo, 26 de junho de 2011

Pe. Pio, O santo do 3º milênio


Proteção dos Estigmas (operação de hérnia sem anestesia): A Cúria havia determinado que somente com autorização expressa do Vaticano, Padre Pio poderia expor as chagas. Assim quando acometido de fortes dores abdominais que o estavam impedindo de celebrar os Sacramentos, pede a seu amigo pessoal Dr. Jorge Festa, que foi um dos primeiros especialistas a examiná-lo e a dar suas chagas como sobrenaturais, que o examinasse. Dr. Festa percebe a existência de uma hérnia e que precisava de operar urgente, comunica a São Padre Pio, que concorda em operar, mas avisa que seria sem anestesia, para não correr o risco de que examinassem suas chagas, quando desacordado.

Dr. Festa faz então a operação sem anestesia, não consegue suportar a dor, reza dessa forma: “Jesus perdoai-me, se não sou capaz de sofrer como deveria” . Quando este está desacordado, Dr. Festa, depois contaria, “aproveitei para examinar a chaga de seu lado (no coração) e estava da mesma forma, como há anos atrás havia examinado”.

De suas chagas emanavam um doce perfume, às vezes de rosas, às vezes de jasmim, que muitos puderam sentir, quando recebiam suas visitas, principalmente nas bilocações, e até hoje se pode sentir àqueles que por graça de Deus recebem sua especial intercessão. São Padre Pio exalava “odor de Santidade”, muito conhecidos como : Perfumes de São Padre Pio.

Sentiu o chamado à vocação: Já adolescente, sua família recebei a visita de Frei Camilo, Capuchinho que bateu à porta dos Forgione para pedir ajuda. O jovem Francisco ficou fascinado com o Frei, especialmente com sua longa barba, vestimenta e ar de santidade, então exclamou: “quero ser frade…e com barba”.Quando contou a seus pais seu desejo, ficaram imensamente felizes e seu pai então correu para contar ao Pároco.

Francisco era um adolescente normal, muito reservado, mas tinha seus amigos, estudava, e chegou a receber várias cartinhas de possíveis pretendentes, certa vez escreveu sobre este momento de sua vida:

“Eu sentia em mim duas forças a si debaterem entre si e a me dilacerarem o coração. O mal que me queria para si e Deus que me chamava para uma vida nova”

Em 06/01/1913, ingressa no Convento dos Frades Capuchinho, que são os que conservam com austeridade as Regras Franciscanas: pobreza, castidade e obediência, que irão acompanha-lo até o fim de sua vida.

Quando de seus votos, recebe o nome de Frei PIO (Pio, quer dizer Santo), também em homenagem à São Pio V.

Tem uma Visão extraordinária: Um homem de branco, belo e majestoso, o toma pela mão e lhe diz: “Venha comigo, pois deverá combater com valoroso guerreiro”. Vê dois grupos: “Um de pessoas com vestes brancas e reluzentes e outro grupo de vestes negras e de aspecto horrível. De repente um destes seres horripilantes o maior deles, que chegava a tocar o céu com a cabeça, vêm para desafiar e lutar com Frei Pio. Frei Pio sente medo, mas seu amigo luminoso lhe diz: “coragem lute, estarei contigo”… E São Padre Pio até o fim de sua travará uma forte luta com o chefe das trevas, e saíra vitorioso. A vida e a missão do Padre Pio testemunharam que as dificuldades e os sofrimentos, se forem aceitos por amor, transformam-se num caminho privilegiado de santidade, que abre perspectivas para um bem maior, que só Deus conhece, sua vida foi “a glória da Cruz”.

O coração de São Padre Pio, sempre foi cheio de amor e compaixão por Jesus Crucificado, sofria febres altíssimas que chegava a superar 50 graus, que não podiam ser medidas em termômetros comuns, o fogo de amor de Jesus o consumia. Certa vez ficou por vinte dias só se alimentando de água e da Santa Eucaristia.

Em 10/08/1910, se ordena Sacerdote, a caridade era seu principio inspirador, “amar a Deus e faze-lo amar, crescer e fazer crescer a caridade”.

Em 05/08/1918, como Santa Tereza D’Ávila e São João da Cruz recebe a “Transveberação no coração”, ou seja seu coração é transpassado por flecha inflamada do Amor de Jesus, que causa uma ferida profunda na Alma do escolhido, elevando-a a um nível superior de espiritualidade. São Padre Pio, narra que “enquanto confessava os jovens, teve a visão da aproximação de um ser alado que com uma lança muito afiada transpassa-lhe o coração, ferindo sua alma.”

Em 20/09/1918, numa sexta-feira, após levantar-se de uma enfermidade, justamente para participara das celebrações do recebimento dos estigmas por parte de seu Pai Francisco de Assis, após a missa S. Padre Pio estava orando no coro da Igreja de N. S. Graças, e de repente vê se aproximar Jesus, todo chagado, e de suas chagas saem em sua direção focos de luzes fortíssimas, que o toca ferindo-o quase que mortalmente. S. Padre Pio fica desacordado, e quando volta a si, com uma dor profunda na alma percebe suas, mãos, pés e o lado, sangrando, é Jesus, que lhe havia presenteado com suas chagas, sinais visíveis da Cruz. “Pensei que iria morrer”, diz S. Padre Pio, e escondido consegue se arrastar até sua cela, “para agradecer e cantar hinos a Deus”. Por um tempo manteve em segredo o ocorrido. Disto diz em seus escritos: “Imagine a agonia que vivi e experimento a cada dia, as chagas sangram constantemente, especialmente com mais intensidade de quinta a sábado”. Começa então o Calvário de São Padre Pio, e sua união intima com Jesus Crucificado.

Vítima de enganos e injustiças, é caluniado e acusado de forjar os estigmas, sofre muitas repressões. Mas sua vida de resignação e obediência a Deus e à seus superiores, além dos incontáveis milagres que acompanharão seu Ministério darão o verdadeiro juízo sobre sua causa.


“À proteção materna da Virgem e de São Padre Pio de Pietrelcina confiamos o caminho de santidade de toda a Igreja no inicio do novo milênio “ (Papa João Paulo II – Ângelus 16/06/2002).

Francisco Forgione: nasceu em 25 de Maio de 1887, e viveu uma infância alegre servido pelo carinho dos pais, irmãos e parentes.

Seus Pais: Grazio e Maria Josefa, moravam em Foggia na Itália, viviam do cultivo da terra.

Marcado pelos sinais de Deus:

Conta sua mãe Maria que a criança Francisco, não podia ser deixada só, principalmente no escuro, pois chorava muito, mais tarde São Padre Pio, vêm explicar que já nesta época recebia visitas noturnas, daquele que mais tarde chamaria “Barba Azul”, que já previa que aquela criança seria especial para o Reino de Deus.

Aos 05 anos, ocorreu-lhe a idéia de se consagrar para sempre a Deus, foi quando teve inicio em sua vida as visões e visitas do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora, e principalmente de seu Anjo da Guarda, a quem com carinho durante toda sua vida São Padre Pio vai chamar de “o amigo de minha infância”.

Brincadeira favorita: Montar presépios, e isto a fazia o ano inteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário