quinta-feira, 23 de junho de 2011

S. José Cafasso, presbítero, +1860


Nasceu em Castelnuovo d'Asti, Piemonte, Itália, em 1811. Vinha de uma família rica e foi educado no seminário de Chieri. A sua vida foi escrita por São João Bosco ao qual José serviu como professor, conselheiro e director espiritual por 20 anos. Três anos após ser ordenado, Cafasso foi nomeado professor de teologia moral no Colégio Eclesiástico de São Francisco em Turim, o qual acolhia cerca de 60 jovens padres de diversas dioceses. Mais tarde, foi Superior do Colégio e conservou essa posição até à morte. Exerceu o apostolado com presos, especialmente os condenados a morte. Deixou a sua marca como notável director espiritual e pregador. Ele levou uma vida de penitência e era famosa a sua devoção ao Santíssimo Sacramento. Como confessor, tinha o dom de ver o que se passava na mente das pessoas, e assim conseguia regenerar os corações mais empedernidos.

A partir de 1827, dirigiu João Bosco no seu apostolado com rapazes e ajudou-o a instalar-se em Turim. É considerado co-fundador dos Salesianos. Em 1880, quando já estava bem doente, fez um testamento deixando os seus bens para José Cottolengo e para João Bosco. No seu funeral, o orador oficial foi São João Bosco e houve uma enorme multidão a aguardar em longas filas para prestar sua ultima homenagem a este notável santo.

Faleceu em 23 de Junho de 1860 em Turim e foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII.


São José Cafasso

23 de Junho


A- A+

São José CafassoO santo de hoje nasceu em Castelnuevo, Itália, no ano de 1811, onde também nasceu o grande São João Bosco. José Cafasso, desde criança, sentiu-se chamado ao sacerdócio, que foi se tornando cada vez mais forte no decorrer de sua vida com Deus.

Assim, entrou para a formação sacerdotal e se tornou padre aos 23 anos, destacando-se no meio de tantos por seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas. Depois de comprovado e dedicado trabalho na Igreja de São Francisco em Turim, José assumiu, com toda sua bagagem de pregador, confessor e iluminado diretor espiritual, a função de reitor e formador de novos sacerdotes.

Dom Bosco foi um dos vocacionados que desfrutou das formações e aconselhamentos deste santo, pois como um sacerdote sintonizado ao coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo.

Dentre tantos ofícios assumidos por este homem incansável, que foi para o Céu em 1860, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados à forca, tanto assim que ficou conhecido com o "Santo da Forca".

São José Cafasso, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário