quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vaticano espera um milhão para JMJ em Madri





10:33 - 29/06/2011

O Vaticano espera reunir cerca de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorrerá em agosto em Madri, na Espanha, sendo que 400 mil já se inscreveram para o encontro.

A informação foi dada hoje pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, o cardeal Stanislaw Rylko, que detalhou que este número é o maior da história até esse período, e considerou que conforme se aproxima a data do evento, o número deve aumentar, pois, para ele, a maioria dos jovens costuma se inscrever no último momento.

Esta será a 26ª edição da Jornada sob o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", e ocorre entre 16 e 21 de agosto, três anos após encontro de Sidney, na Austrália. O próximo será no Rio de Janeiro, daqui dois anos, em 2013, para não coincidir com o ano da Copa do Mundo que será sediada na capital carioca, 2014.

De acordo com o cardeal, já foram mobilizados 22.500 voluntários provenientes de vários países empenhados em diversos serviços para garantir a infra-estrutura da Jornada, e pretende-se alcançar ao número de 24 mil.

Dentro os voluntários, 12 serão escolhidos para participar do jantar com o papa Bento XVI, entre eles dois asiáticos -- sendo um do Vietnã e outro de Taiwan. O jantar foi introduzido na programação da JMJ nos últimos anos do Pontificado de João Paulo II e continuou sob Joseph Ratzinger.

Outra novidade do evento deste ano é a participação de jovens presidiários de Madri, que andarão pela Via Crucis que será feita na capital espanhola no dia 19 de agosto, uma sexta-feira. Alguns deles portarão a cruz e imagens sagradas do rito. A participação foi possível graças à permissão das autoridades carcerárias da cidade.

As caravanas de jovens de todo o mundo deverão realizar paradas em 68 dioceses espanholas antes de chegar a Madri "para confirmar que toda a Igreja na Espanha está envolvida diretamente na esperança da Jornada Mundial da Juventude", explicou Rylko.

Quando as caravanas chegarem na capital espanhola, deverão ser distribuídos 700 mil cópias do livro "Youcat - Catolicismo Jovem da Igreja Católica", um livro de catequese cujo título é a uma abreviação da expressão Youth Cathecism (catecismo jovem, na sigla em inglês) e é apresentado com linguagem acessível, imagens e estrutura para atrair o público jovem.

O Museu Nacional do Prado, em Madri, estará aberto nos dias da JMJ para uma exposição com obras de Rubens, El Greco, Velásquez e Caravaggio, e terá como fio condutor o tema O Rosto de Cristo. A visita será gratuita.

As novidades do evento mundial juvenil católico foram apresentadas em coletiva de imprensa pelo cardeal Rylko ao lado do cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri, de Yago de la Cierva, diretor executivo da JMJ de 2011, Elsa Vázquez Maggio, voluntária internacional, José Antonio Marínez Fuentes, da Secretaria-Geral da JMJ 2011. (ANSA)

Fonte: ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário