domingo, 26 de junho de 2011

Pensamento de Pe. Pio


1. Ame Nossa Senhora. Recite o Rosário. Possa a Mãe Santificada de Deus reinar soberanamente sobre o seu coração.

2. Me Deus me dê e que preserve em mim aquela fé ardente que me faz acreditar e trabalhar só para Vosso amor. Este é o primeiro presente que eu Vos apresento, e prostrado a Vossos pés, junto com os santos Magos, declaro, sem respeito humano para o mundo inteiro, que Vós sois nosso verdadeiro e único Deus.

3. Eu louvo a Deus com todo o meu coração que me fez conhecer almas verdadeiramente boas. Eu também contei estas almas que eles são o vinhedo de Deus. A água que brota é fé; a torre é esperança; o lagar é a caridade santa e a cerca viva é a lei de Deus que os separa das crianças do mundo.

4. Uma fé viva, convicção cega e aderência completa para as autoridades constituídas por Deus sobre ti; esta é a luz que iluminou os passos das pessoas de Deus no deserto e esta é a luz que sempre brilha na gorjeta dessas almas que são aceitáveis ao Pai. Esta é a luz que levou os Magos a adorar o Messias recém-nascido.

5. A crença mais bonita é o que irrompe adiante de seus lábios na escuridão, em sacrifício, em dor, no supremo esforço de uma inflexível vontade para o bem; isto é o que dispersa, como um raio de luz, a escuridão de sua alma, é o que o conduz a Deus na fúria da tempestade.

6. Faça um esforço particular para praticar doçura e submissão à vontade de Deus, não só em assuntos extraordinários, mas até mesmo nas pequenas coisas que acontecem diariamente. Não faça apenas estes atos pela manhã, mas também durante o dia e à noite, com um espírito tranquilo e jovial. E se você falhar, humilha-te, faça uma resolução nova, se levante e continue em seu propósito.

7. O inimigo é muito forte e todas as coisas consideradas, parece que a vitória tem que lhe sorrir. Ai! Quem me salva das mãos de tão forte e poderoso inimigo que não me permite um dia de liberdade, de um momento ou noite? É possível que Deus permitirá minha queda? Infelizmente é isto o que eu merecia, mas pode ser que a bondade do Pai divino seja excedida por minha maldade? Isto nunca poderá ser, nunca será, meu querido Pai.

8. Eu preferiria ser apunhalado com uma lâmina de aço, em lugar de fazer alguém sofrer.

9. Por todos os meios busque solidão, mas não falte com a caridade com seu vizinho.

10. Até mesmo quando repreendida a pessoa deve ser cortês e suave.

11. Faltar à caridade é ferir a pupila do olho de Deus. O que é mais delicado que a pupila do olho? Faltar à caridade é como pecar contra natureza.

12. Caridade, de onde quer que venha, é sempre a filha da mesma mãe, isto é, a Providência.

13. Lembre-se de Jesus, “manso e humilde de coração.” “Se irritar e não pecar” é dos santos. Eu nunca lamentei o ser gentil, mas eu tive escrúpulos de consciência e tive que confessar quando eu era um pouco severo. Mas quando eu digo bondade não quero dizer permissividade. Isso não! Eu me refiro à bondade que faz disciplina agradável que nunca deve ser negligenciada.

14. Onde não há nenhuma obediência, não há nenhuma virtude, onde não há nenhuma virtude não há nenhuma bondade, nenhum amor, e onde não há nenhum amor, Deus não está lá e sem Deus não vamos para o Paraíso. Estes formam uma escada e se faltar um degrau na escada, cairemos.

15. Eu te peço, pela mansidão de Jesus, e pelas entranhas de clemência do Pai divino, nunca afrouxar no caminho da virtude. Continue correndo e nunca decida parar, saiba você que ficar parado neste caminho é equivalente a retroceder passos.

16. Ver sofrer me faz muito infeliz! Eu me apunhalaria alegremente no coração para tirar o sofrimento de alguém! Sim, isto seria mais fácil para mim!
17. Eu estava extremamente afligido ao ouvir que estava doente, mas fiquei muito contente de ouvir que estava recuperando e até mais contente por ver verdadeira devoção e caridade cristã florescer uma vez mais em seu meio, que demonstrou durante sua enfermidade.

18. Eu não posso tolerar críticas e maldizer para com o nosso próximo. É verdade, às vezes eu desfruto arreliando-os, mas falando mal deles, me faz doente. Nós temos tantos defeitos em nós mesmos para criticar, por que atormentar nosso próximo? E faltando em caridade nós danificamos as raízes da árvore da vida, com o risco de as matar.

19. Caridade é a rainha das virtudes. Tal como as pérolas são unidas por um fio, assim são as virtudes seguras por caridade. E da mesma maneira que as pérolas caem se o fio quebra, assim também as virtudes se perdem se faltar a caridade.
20. Caridade é a medida com que Deus nos julgará em tudo.

21. Se lembre que a base de perfeição é caridade; e quem vive por caridade, vive em Deus, porque Deus é caridade, como disse o Apóstolo.

22. Eu abençoo o bom Deus pelos sentimentos santos que Sua graça te dá. Você faz bem nunca começar qualquer tarefa sem primeiro ter implorado ajuda divina. Isto obterá para você a graça da santa perseverança.

23. Eu estou sofrendo e sofrendo muito, mas graças a nosso bom Jesus eu continuo a sentir ainda um pouco de força, e quando ajudados por Jesus o que a criatura não é capaz de fazer?

24. Lute como uma alma forte se você desejar obter a recompensa das almas fortes.

25. Não recuse de maneira nenhuma ou por qualquer razão para agir caridosamente a tudo sem exceção. Saia de seu modo para fazer isto quando você tiver a oportunidade. Deus deseja isso e você tem que fazer um esforço para o fazer.

26. Você sempre tem que ter prudência e amor. Prudência tem os olhos, o amor as pernas. Amor são as pernas que gostariam de correr para Deus, mas seu impulso apressado para Ele é cego e às vezes poderia tropeçar se não fosse guiado pela prudência que tem os olhos. Quando a prudência vê que aquele amor deveria ser contido, empresta-lhe seus olhos.

27. Simplicidade é uma virtude, mas até certo ponto, nunca deve estar sem prudência; por outro lado a esperteza e a astúcia são diabólicas e fazem muito dano.

28. Vanglória é uma inimiga que assalta esses que se consagraram ao Deus e abraçaram a vida espiritual. Consequentemente pode ser justamente chamada a traça que consome as almas que cuidam da perfeição. Os santos se referem a isto como a carcoma da santidade.

29. Não deixe sua alma se perturbar ao espectáculo triste da injustiça humana; até isto tem seu valor na economia de eventos. Não pare na sua procura pela verdade e na aquisição do mais Alto. Seja dócil às inspirações da graça.

30. Para nos atrair, Deus dá-nos muitas graças e nós imaginamos que quase estamos no Céu. Porém, nós não sabemos que para crescer nós precisamos de pão duro: cruzes, humilhações, provas e contradições.

31. Corações fortes e generosos não se afligem com exceção de fortes motivos e mesmo até não permitem que tais motivos penetrem muito profundamente dentro deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário