sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

COISAS QUE APRENDI SOBRE RESSENTIMENTO

Claudio P Campos

A partir desse ponto desse livro vem um grande aprendizado, segredos meus que gostaria de passar para minha filha, por isso é muito pessoal.

Quando uma magoa se transforma em ressentimento o primeiro (a) prejudicado (a) somos nós mesmos.

Causa magoa (raiva, ira) uma expectativa quebrada, por exemplo, fulano tinha que ter me ligado e não ligou; eu tinha certeza que isso ia acontecer , MAS não aconteceu; etc.

Até ai tudo bem, o problema é quando agente começa a alimentar essa magoa e ela vira RESSENTIMENTO, ai a pessoa começa a remoer, murmurar, conversar sozinho CONTUDO nós nunca estamos sozinhos nessa hora que o individuo entra nesse estagio de ficar remoendo invoca o tinhoso (aquele que vem roubar, matar e destruir), isso é o campo da oração da lamuria e passa a enxergar as coisas negativas com lente de aumento que invoca o mal e ele começa a montar um filme na sua cabeça para justificar aquele seu ressentimento e você faz um arquivo de porcarias que você vai juntando de magoas sobre magoas.

Ai a pessoa tomada pelo ressentimento tem que partilhar e ela sai contando a historia infeliz dela para todo mundo e coloca mais lenha na fogueira. Porque ela não procura uma pessoa que possa resolver o problema dela, um padre, um psicólogo, etc, e sim vai procurar ate achar quem tenha um problema semelhante, porque isso é um plano do tinhoso maligno para que a pessoa não se liberte daquela situação . Para fazer uma irmandade de lamentadores onde a lamentação de um tem que ser maior que a do outro, é uma olimpíada de lamentações. Porque quando uma pessoa que você tem ressentimento faz alguma coisa, mesmo que seja boa não presta e se for ruim você torna pior ainda.

Agora o que arrebenta com esse infeliz é saber que a pessoa que lhe causou essa magoa esta ou melhor NÃO esta nem ai para você.

Alais essas pessoas causadoras de magoa, me incluo nessa classe porque é impossível que nessa idade da minha vida eu não tenha magoado ninguém; nós estamos no estado “NUM”

Ou “num” foi por querer ou “num” to nem ai.

E a pessoa que “não esta nem ai”, casou mudou e nem endereço deixou e olha que tem sempre alguém para avisar dela para o infeliz que esta sofrendo.

- Você lembra de fulana (que você tem magoa)? Esta muito feliz.

Por isso que eu não durmo com magoa de ninguém, se a pessoa é minha amiga eu falo “olha você em tal situação me magoou” e em 99% dos casos a pessoa não tinha nem intenção, assim como eu posso magoar alguém sem intenção. E rezo doidamente para Deus tirar aquela magoa do meu coração, porque se existe alguém que realmente pode resolver a minha magoa é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário