sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LUGARES BÍBLICOS !

PAFOS !

Pafos 3

Era uma cidade da costa Ocidental da ilha de Chipre, que tinha um excelente porto, e que Paulo visitou ma sua Primeira Viagem apostólica.

Paulo e Barnabé deixaram Salamis e foram, através de toda a ilha até à cidade de Pafos.

Era lá a residência do procônsul Sérgio Paulo e lá se deu a disputa de Paulo com o mago Élimas ou Barjesus.

- “Percorreram toda a ilha até Pafos e encontraram lá um mago, falso profeta judeu chamado Barjesus que estava ao serviço do procônsul Sérgio Paulo, homem ponderado”. (Act, 13,6).

- “Este mandou chamar Barnabé e Saulo, desejoso de ouvir a palavra de Deus. Mas o mago Élimas, - que assim se traduz o seu nome - opôs-se-lhe, procurando desviar o procônsul da fé”. (Act. 13,7-8).

- “Então Saulo - "Também chamado Paulo" -cheio do Espírito Santo, fitou nele os olhos e disse-lhe: "Ó criatura cheia de todas as astúcias e de toda a iniquidade, filho do diabo, inimigo de toda a justiça, quando é que cessarás de perverter os rectos caminhos do Senhor...”(Act.13,9-10).

A partir de agora, Saulo deixa o nome Judeu (Saulo) para tomar o nome romano correspondente (também chamado Paulo).

É o seu lema de fazer-se tudo para todos a fim de a todos ganhar para Cristo.

Depois disto o mago ficou cego e o procônsul ficou vivamente impressionado com a doutrina do Senhor.

- “Vendo, então o que se tinha passado, o procônsul abraçou a fé, vivamente impressionado com a doutrina do Senhor”.(Act.13,12).

Sérgio Paulo era um procônsul Romano em Chipre que convidou Paulo e Barnabé a falar na sua presença.

Quando Paulo, Barnabé e Marcos visitaram Chipre no ano 46, na primeira viagem missionária de Paulo, encontraram-se com um falso profeta e mago, que fazia parte da casa do procônsul romano.

Quando Sérgio Paulo convidou Paulo e Barnabé a apresentar-lhe "a Palavra de Deus", Élimas Barjesus tentou impedi-los de apresentar o evangelho cristão ao seu Mestre.

Paulo, perante Sérgio Paulo e sua esposa Dursilla.

Paulo esconjurou-o e ele ficou temporariamente cego, o que impressionou o governador e o fez desejar ouvir o evangelho proclamado por Paulo

- “E percorreram toda a ilha de Pafos e encontraram lá um mago, falso profeta, judeu, chamado Barjesus, que estava ao serviço do procônsul Sérgio Paulo, homem ponderado”. (Act. 13,6-7).

Não é improvável que, neste período do Governo Romano tenha havido problemas com o Cristianismo e, um alto oficial podia aceitar facilmente essa doutrina nova e ser iniciado nos seus mistérios.

A família de Paulo Sérgio, tinhas muitas propriedades na área da Pisidia de Antíoco e, a decisão de Paulo por passar por lá, acentuou-se porque Sérgio Paulo mostrou desejo de que Paulo falasse com a suafamília.

Um tal Sérgio Paulo é mencionado por Plínio o ancião em alguns manuscritos de Chipre, da Ásia Menor e de Roma.

É possível que se trate da mesma pessoa.

Paulo falou, esconjurou o mago e, por fim, Sérgio Paulo abraçou a fé :

A partir daqui, Paulo e os companheiros dirigiram-se para Perga e Panfília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário