sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A PALAVRA DE DEUS EM CADA DIA !

(29 de Dezembro de 2009)-(230)

A Palavra de Deus para cada dia, que temos vindo a realizar, com a invocação e reflexão da Escritura, sobre a acção do Espírito Santo na Igreja e na nossa vida a propósito do pensamento de conversão de todo o tempo Litúrgico, vamos agora orientá-lo durante o mês de Dezembro para o estudo e refelexão da O VERBO FEITO CARNE, no Mistério da Incarnação que nos ama e no chama para junto de Si na Bem-Aventurança do Céu.

JESUS A PLENITUDE DA DIVINDADE !

Pois n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E vós estais repletos d’Ele que é a cabeça de todo o Principado e Potestade”.(Col.2,9-10).

Estando nós ainda a celebrar o nascimento de Jesus, o Verbo de Deus feito homem, na nossa humanidade, não podemos perder de vista também a Sua divindade, pelo que S.Paulo lembra aos Colossenses, e a todos nós hoje, que o Jesus do Presépio é a plenitude da divindade.

S. Paulo defrontava-se nesta altura com os perigos dos falços doutores.

Por toda a parte havia os judaizantes que insistiam na observância da Lei de Moisés, minimizando a obra de Cristo; lembravam as prescrições do Levítico sobre as comidas, as festas, os sábados, etc.. Por isso Paulo ecreveu :

- “Que ninguém vos condene pela comida ou pela bebida, pelas festas, luas novas ou sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo”.(Col.2,16-17).

Além disso, em Colossos parece que se apresentavam os anjos, por quem, segundo a tradição rabínica, foi proclamada a Lei, como superiores a Cristo.

É contra tudo isto que Paulo se opõe.

- “Ninguém vos seduza, afectando humildade e culto dos anjos, divagando sobre coisas que nunca viu, envaidecendo-se em vão com os seus pensamentos carnais, não se mantendo unido com a Cabeça”.(Col.2,18-19).

Paulo pretende dizer quem é Jesus e o que Ele fez, para contrariar as afirmações dos falsos doutores, escrevendo :

-“Pois n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E vós estais repletos d’Ele que é a cabeça de todo o Principado e Potestade”.(Col.2,9-10).

Por causa disto, Jesus foi capaz de cumprir toda a sua missão porque triunfou sobre o pecado e a morte; e porque nós nos unimos a Ele pelo nosso baptismo, participamos na Sua vitória.

Isto é o que Paulo nos quer dizer e é sobre isto que nós devemos fazer as nossas reflexões.

Cristo não veio para abolir a Lei mas para a aperfeiçoar, esquecendo o que os povos do Antigo Testamento praticavam de harmonia com a sua mentalidade e dando uma nova forma, segundo a mentalidade de uma Nova Aliança que assenta sobre o ministério de Cristo levado até ao fim.

Ora o ministério de Cristo, anunciado desde o momento em que o pecado entrou no mundo e que todo a humanidade esperava, começou a sua realização com o mistério da Anunciação e se prolongou pelo nascimento de Cristo, o Vebo de Deus no meio de nós, em toda a Sua vida e pregação, culminando com o Mistério da Redenção.

E nós hoje, pelo nosso baptismo, somos os redemidos por Cristo que temos que completar em nós o que falta à Paixão de Cristo que é exactamente a nossa aceitação do que Cristo fez por nós, para que não tornemos inútil toda a transitória de Cristo no meio de nós.

John

Nenhum comentário:

Postar um comentário