sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Salmo (Salmos 50)

Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010
3ª Semana Comum


— Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
— Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Mostrais assim quanto sois justo na sentença, e quanto é reto o julgamento que fazeis. Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade e pecador já minha mãe me concebeu.
— Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, e exultarão estes meus ossos que esmagastes. Desviai o vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas transgressões!

Primeira leitura (2º Samuel 11,1-4a.5-10a.13-17)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.


1No ano seguinte, na época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel e eles devastaram o país dos amonitas e sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.
2Ora, um dia, ao entardecer, levantando-se Davi de sua cama, pôs-se a passear pelo terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito bonita.
3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabéia, filha de Eliam, mulher do hitita Urias. 4aEntão Davi enviou mensageiros para que a trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela. 5Em seguida, Betsabeia voltou para casa. Como ela concebesse, mandou dizer a Davi: “Estou grávida”.
6Davi mandou esta ordem a Joab: “Manda-me Urias, o hitita”. E ele mandou Urias a Davi.7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E depois disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os pés”.
Urias saiu do palácio do rei e, em seguida, este enviou-lhe um presente real.
9Mas Urias dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu amo, e não foi para casa. 10aE contaram a Davi, dizendo-lhe: “Urias não foi para sua casa”.
13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do seu senhor, e não desceu para sua casa.
14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias.15Dizia nela: “Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o para que seja ferido e morra”.
16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17Os que defendiam a cidade, saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o hitita.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 29/01/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Hoje temos diante dos olhos uma página é lúgubre, triste, trágica. Relata-nos uma série de pecados cometidos por Davi. Apesar de tão agraciado por Deus, Davi se revela um homem fraco e pecador. Neste aspecto não se distingue de nós.

Em primeiro lugar um homem mulherengo, diríamos nós numa linguagem popular. Não contente com as suas esposas, num tempo de poligamia, Davi se sente atraído pela beleza de uma mulher que não lhe pertencia. Esta é sua primeira fraqueza: não controlar o seu próprio apetite sexual, não lhe impor limites.

Depois do adultério perpetrado e diante da notícia que havia engravidado a mulher de Urias, chama-o do front da batalha e o embriaga. Um segundo pecado, para que ele tenha relações sexuais com sua esposa e desta maneira, numa época que não existia ainda DNA, as coisas ficassem ocultas.

Mas Urias, fiel a um antigo direito de guerra, quando se está em guerra os guerreiros se abstêm de relações sexuais, embora embriagado por Davi, se recusa a se unir a sua esposa e então vem o segundo pecado, pior que o primeiro: Davi lhe envia a sentença de morte.

Ela deve ser entregue a Joab, o General, pelo próprio Urias. Sem saber o que estava escrito naquele texto real de que se tinha tornado mensageiro, Joab o coloca no local mais perigoso da guerra e Urias vem a falecer, então Davi se sente autorizado a trazer para o seu harém aquela que tinha sido a esposa de Urias.

No entanto o texto termina com uma nota que nos faz pensar: aquele fato desagradou tremendamente a Deus e o resto da vida Davi vai se ressentir enormemente deste pecado.

Diante deste retrato, cada um de nós pense em suas próprias faltas. O que Davi cometeu não foi coisa passageira ou leve. Davi cometeu pecados gravíssimos de traição, adultério, hipocrisia e depois de assassinato.

É possível que a nossa consciência não nos acuse de tantos pecados assim. De qualquer maneira gostaríamos de dizer que a porta da misericórdia de Deus se encontra aberta ao maior de todos os pecadores com uma condição: que ele reconheça o seu pecado, o seu estado, que ele próprio se condene diante de Deus e suplique de Deus, por intermédio de Cristo morto e ressuscitado, o perdão que não merece por suas faltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário