sábado, 30 de janeiro de 2010

Salmos 50

Salmo (Salmos 50)

Sábado, 30 de Janeiro de 2010
3ª Semana Comum

— Criai em mim um coração que seja puro!
— Criai em mim um coração que seja puro!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.
— Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

Primeira leitura (2º Samuel 12,1-7a.10-17)

Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte!6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”.7aNatã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa. 11Assim diz o Senhor: Da tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do sol”. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 30/01/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Após o pecado de Davi, a sua declaração por parte do profeta Natã. Natã, no entanto não acusa diretamente o Rei, propõe-lhe a história de um pobre e de um rico. De um pobre que possuía apenas uma ovelhinha e um rico que possuía milhares. De um rico querendo poupar as ovelhas de seu rebanho, arrancou a única ovelha do pobre, matou-a para preparar um banquete para seus convidados.

Davi se indignou contra esse ato de suma injustiça. “É réu de morte quem agiu desta maneira”. É então que o profeta Natã aponta o dedo para ele e lhe diz: “tu és esse homem”.

A seguir elenca todos os benefícios que Deus lhe havia concedido. Desde o primeiro arrancando-o do pastoreio de ovelhas da cidade de Belém para torná-lo Rei e chefe de seu povo.

Não ouve benefícios que Deus não tivesse, naquela época, concedido ao Rei Davi. Não tinha ele necessidade de buscar a única ovelha de Urias o heteu, quando possuía um harém no seu próprio palácio.

O castigo vem a seguir. Embora Deus o tenha perdoado, as conseqüências funestas seguirão. A partir de então a dinastia de Davi perde a sua estabilidade. Seus filhos digladiam entre si, são cometidos na sua própria família, Davi haverá de fugir de seu próprio filho Salomão, que entrando violentamente em Jerusalém, não apenas tomará posse de seu palácio, mas tomará posse também de suas concubinas.

Muitos de nós carregamos conseqüências de nossos erros, desacertos e pecados. É verdade, Deus perdoa todo e qualquer pecado, porém as suas conseqüências, as suas cicatrizes, as suas seqüelas, continuam na nossa vida e é um verdadeiro espírito de penitência assumir seriamente as conseqüências do próprio pecado, aceitar a dor presente e, com a graça de Deus, ir pouco a pouco se libertando de tudo isso.

Um pequeno exemplo: a pessoa que se entregou ao vício do álcool, quando cai em si e deseja sair daquele estado, não o fará magicamente, os seus passos serão pequenos, serão dolorosos, haverão recaídas e somente através de muito esforço e sacrifício superará aquela etapa, isto vale também para o viciado em drogas e para qualquer pecador.

Nós devemos carregar penitentemente, as conseqüências de nossos pecados e acrescentaria mais: num gesto de fraternidade cristã carregar também como Cristo, as conseqüências dos pecados de outras pessoas, como Jesus, que inocente carregou os pecados de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário