domingo, 31 de janeiro de 2010

Obediência aos Seus mandamentos

Postado por: homilia

janeiro 18th, 2010


Segunda, 18 de janeiro de 2010

II Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 2ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Hoje: Dia Internacional do Riso

Santos do Dia: Arquelaide, Tecla e Susana (virgens, mártires), Atenógenes do Ponto (mártir), Deícola de Lure (abade), Faustina e Liberata (virgens), Leobardo de Tours (eremita), Liberata de Como (virgem), Moseus e Amônio (mártires), Paulo e 36 soldados cristãos (mártires), Prisca de Roma (virgem, mártir), Volusiano de Tours (bispo, mártir), Beatriz d'Este (virgem de Ferrara, bem-aventurada), Cristina Ciccarelli (virgem, eremita agostiniana, bem-aventurada).

Antífona: Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome. Deus altíssimo! (Sl 65,4)

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e daí ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura: I Samuel (1 Sm 15, 16-23)
A obediência vale mais do que os sacrifícios

Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul; "Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite". Saul disse: "Fala!" 17Então Samuel começou: "Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo-os até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?"

20Sau1 respondeu a Samuel: "Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado, para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal". 22Mas Samuel replicou: "O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura. de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não es mais rei". Palavra do Senhor!

Comentando a I Leitura

A obediência vale mais que o sacrifício

O episódio de Saul nos leva a considerar a natureza da verdadeira "religião", isto é, das relações do homem com Deus. Essas relações podem ser falsificadas pela presunção e pela ilusão. A presunção é a posição de quem diz: "Quanto a mim, vivo a religião a meu modo, não quero imposições de ninguém: vou à igreja quando tenho vontade, pratico as ações que me sinto inclinado a praticar ou, então, não faço nada disso". A ilusão, ao contrário, leva a agir não por inclinação, mas por ignorância, ou porque, tomadas pelo engano do sentimento que faz com que dêem muita importância a coisas secundárias ou a práticas supersticiosas, as pessoas se descuidam das que têm relevância fundamental. A mensagem cristã "é mensagem de suprema liberdade". Mas é uma "mensagem" com um conteúdo bem preciso. É Deus quem primeiro se dirige ao homem, é Deus que faz ao homem uma "proposta". Só o conhecimento dessa proposta dá ao homem a possibilidade de estabelecer com Deus um relacionamento autêntico. A escuta da palavra de Deus e a genuína interpretação que lhe dão os pastores da Igreja oferecem esta possibilidade. [MISSAL COTIDIANO, ©Paulus, 1997]

Salmo: 49(50), 8-9.16bc-17.21 e 23 (+ 23b)

A todo homem que procede retamente, eu

mostrarei a salvação que vem de Deus

Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho: Marcos (Mc 2, 18-22)

A palavra do Senhor é viva e eficaz

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: "Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?" 19Jesus respondeu: "Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar.20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.

21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda.22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos". Palavra da Salvação!

O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralelas: Mt 9, 14-19; Lc 5, 33-39 (Debate sobre o jejum). O evangelho de hoje é

válido para a segunda-feira da 2ª semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares

Comentário o Evangelho

A mistura inconveniente

Jesus não admitia intromissões indevidas na maneira como orientava seus discípulos. Aqui e acolá, os fariseus davam palpites e eram repreendidos. Não aceitava que se misturasse, inconvenientemente, a novidade do Reino trazida por ele com os esquemas caducos da uma religiosidade feita de exterioridades.

O fato de os seus discípulos não jejuarem deu pé para um entrevero com os fariseus. Estes não podiam entender como aqueles não jejuavam, enquanto eles faziam não só os jejuns prescritos, mas também, os jejuns voluntários, manifestando, assim, uma piedade acima de qualquer suspeita. Portanto, digna de ser imitada.

Isto não impressionava Jesus, pois ele pensava a partir de outros parâmetros. Enquanto estivesse com os discípulos, seria tempo de alegria e festa. Portanto, nada de jejuns e penitências. Só quando fossem privados da presença do Mestre, é que haveriam de jejuar, preparando-se para a sua nova vinda, tempo de alegria sem fim. Seria insensato formar um grupo de penitentes, quando não era o momento para isso.

O período de convivência com o Mestre teria uma finalidade bem diferente: preparar-se para a missão, deixar-se instruir, abrir o coração para acolher o testemunho dele. Quando Jesus tivesse partido, ai sim, teria início uma nova etapa na caminhada, na qual seria justificável jejuar. Cada coisa em seu tempo. [O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997]


Evangelho de São Marcos 2, 18-22

Jesus é a grande novidade para todos nós. Os discípulos estavam preocupados com a lei antiga e tudo o mais. Cristo lhes disse que eles também iam jejuar e isso aconteceu quando Ele foi crucificado. A partir daí todas as sextas-feiras nós cristãos jejuamos.

“Samuel disse-lhe: Basta! vou cientificar-te do que o Senhor me disse esta noite. Fala, disse Saul. E Samuel: Por pequeno que foste aos teus próprios olhos, acaso não te tornaste o chefe das tribos de Israel, e não te consagrou o Senhor, rei de Israel? O Senhor te havia dado uma ordem, e te havia dito que votasses ao interdito esses pecadores, os amalecitas, combatendo-os até o completo extermínio. Por que não ouviste a sua voz? Por que te lançaste sobre os despojos fazendo o mal aos olhos do Senhor.? Mas eu obedeci à voz do Senhor, replicou Saul; fui pelo caminho que ele me traçou, trouxe Agag, rei de Amalec, e votei ao interdito os amalecitas. O povo somente tomou dos despojos algumas ovelhas e bois, à guisa de primícias do interdito, para os sacrificar ao Senhor, teu Deus, em Gálgala. Samuel replicou-lhe: Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros” (I Samuel 15,16-22).

As pessoas começaram a pedir um rei, porque queriam ser semelhantes às outras civilizações e o Senhor se entristeceu com isso. Samuel consagra Saul como rei, embora Deus não quisesse, dando um rei ao povo. Por causa do pecado nós não gostamos de ser comandados por ninguém. Ninguém gosta de obedecer, Saul não era diferente. Deus falou que uma das funções do rei era a de ir à frente na guerra. Disse também a Saul que ele não deveria trazer nada caso ele vencesse a guerra. No entanto, ele [Saul] desobedeceu ao Senhor, trouxe animais para sacrificar a Ele. Naquele época, a única coisa que poderia unir o homem a Deus era o sacrifício de um animal.

A Santa Missa é um sacrifício, não é preciso matar um animal como sacrifício. O sacrifício do Novo Testamento não é mais feito com mais animais; é o próprio Homem: Aquele que morreu na cruz por nós. Vir à Missa é o ato mais importante que um ser humano pode fazer. Porque quando vamos à Celebração Eucarística é para Jesus nos salvar. Por essa razão, quando alguém falta à Santa Missa, por preguiça, ela só pode comungar se se confessar. A Eucaristia está acima de qualquer coisa; está em primeiro lugar.

A obediência vale mais que o sacrifício. Não adianta nada você vir à Missa e não obedecer a Deus.

“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta” ( São Mateus 5,23-24).

Os Mandamentos se resumem em dois [principais]: o primeiro: amar a Deus e o segundo: amar o irmão. De nada valem os sacrifícios que você faz se você não obedece a Deus. Amar ao Todo-poderoso não tem nenhum problema, pois Ele não faz mal a ninguém; mas amar o próximo é muito difícil.

De que adiantam tantos rituais, tantas coisas se você está com o coração cheio de amargura. Quando a gente não perdoa o nosso irmão, o nosso coração fica longe do Senhor. Pode ser que seu coração não consiga, mas se você tenta perdoar, Deus se agrada de seu sacrifício. Que no dia de hoje o Senhor lhe dê a graça de saber perdoar.

Homilia de padre José Augusto

Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário