sábado, 20 de agosto de 2011

Universidade não deve ser meramente técnica





11:30 - 19/08/2011

O segundo compromisso de Bento XVI na manhã desta sexta-feira, na Basilíca de São Lourenço do Escorial, foi o encontro com jovens professores e universitários. O encontro fez o Papa recordar seus primeiros passos como professor na Universidade de Bonn, na Alemanha e citou Afonso X, o Sábio para definir o termo Universidade: “um ajuntamento de mestrees e escolares com vontade e capacidade para aprender os saberes”. Lembrando o lema da Jornada espanhola, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, voltou suas palavras aos professores.

“Às vezes pensa-se que a missão de um professor universitário seja hoje, exclusivamente, a de formar profissionais competentes e eficientes que satisfaçam as exigências laborais de cada período concreto. Diz-se também que a única coisa que se deve privilegiar, na presente conjuntura, é a capacitação meramente técnica. Sem dúvida, prospera na atualidade esta visão utilitarista da educação mesmo universitária, difundida especialmente a partir de âmbitos extra-universitários. Contudo, vós que vivestes como eu a Universidade e que a viveis agora como docentes, sentis certamente o anseio de algo mais elevado que corresponda a todas as dimensões que constituem o homem”.

O Papa, ainda falando sobre o papel das universidades hoje, afirmou que a “ideia genuina nos preserva da visão reducionista e distorcida do humano”.

“A universidade foi, e deve continuar sendo, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana. Por isso, não é uma casualidade que tenha sido precisamente a Igreja quem promoveu a instituição universitária; é que a fé cristã nos fala de Cristo como o Logos por Quem tudo foi feito (cf. Jo 1, 3) e do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus”.

”Busca a verdade enquanto és jovem, porque, se o não fizeres, depois escapar-te-á das mãos”. Com essa citação de Platão, o Papa encorajou os professores universitários a seguirem sua missão.

”Esta sublime aspiração é o que de mais valioso podeis transmitir, pessoal e vitalmente, aos vossos estudantes, e não simplesmente umas técnicas instrumentais e anônimas nem uns dados frios e utilizáveis apenas funcionalmente. Por isso, encarecidamente vos exorto a não perderdes jamais tal sensibilidade e encanto pela verdade, a não esquecerdes que o ensino não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens a quem deveis compreender e amar, em quem deveis suscitar aquela sede de verdade que possuem no mais fundo de si mesmos e aquele anseio de superação. Sede para eles estímulo e fortaleza”.

O local do encontro: a Basílica de São Lourenço do Escorial

É considerada uma das maiores obras da arquitetura espanhola com planta quadrada. De fato, sua base é um quadrado perfeito de 50 metros por 50 metros, de onde se erguem 4 pilares dispostos em posição central e dão origem a três naves que se abrem para todas as direções. Esse tipo de planta, aliás, corresponde àquilo que no século XV era a concepção da harmonia universal e que, certamente, refletia-se também nos lugares sagrados.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário