quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dom Luciano lembrado com entrega de comenda





14:24 - 24/08/2011

Por ocasião do 5º aniversário do falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), na pessoa de seu reitor e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, realizará o ato solene de outorga da Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e Responsabilidade Social, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 26.

Uma missa, na Catedral de Mariana, abrirá as comemorações. Logo após a cerimônia haverá a solenidade de entrega da Comenda, no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz (Palácio dos Bispos).

Serão agraciadas com a Comenda as seguintes personalidades e entidades: Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo emérito de São Paulo (SP); Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG); Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre, assessor arquidiocesano da Dimensão Catequética da Arquidiocese de Mariana (MG); Irmã Carmem Mendes de Carvalho, coordenadora da residência arquiepiscopal durante o episcopado de Dom Luciano; Irmã Neusa Quirino Simões / Companhia de Maria - ex-secretária de Dom Luciano na CNBB e o grupo NATA – Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras / Ouro Preto (MG).

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006) e faleceu no dia 27 de agosto de 2006. Atuou como secretário e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, Dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário