quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bombas destroem igreja no Iraque


No interior da igreja católica siríaca, destroços da parede que foi atingida pela explosão  Foto: AP


09:26 - 16/08/2011

Bombas explodiram nesta madrugada na Igreja de Santo Efrem, em Kirkuk, ao Norte de Bagdá, no Iraque. A igreja sírio-ortodoxa fica a poucos metros da catedral caldeia, no centro da cidade. Os artefatos eclodiram por volta de uma e meia da manhã, sem deixar vítimas, provocando enormes estragos à igreja.

No último dia 2 de agosto, uma bomba programada explodiu em frente à igreja sírio-católica da Sagrada Família e deixou 15 pessoas feridas. A bomba estava dentro de um carro, estacionado próximo da igreja. No mesmo dia, uma outra bomba, também escondida dentro de um veículo próximo a uma igreja presbiteriana, foi desativada antes que explodisse.

Os cristãos no Iraque são cada vez mais alvo do fundamentalismo islâmico ainda ativo e, ao mesmo tempo, os fundamentalistas são alvos nas rixas locais. Kirkuk, com seus 900 mil habitantes e com os poços de petróleo mais importantes do Iraque, há tempos é o centro de um conflito étnico e político entre árabes, turcos e curdos. Estes últimos queriam que a cidade fosse anexada a região do Curdistão, enquanto árabes e turcos mantêm os laços com o governo central iraquiano.

Fonte: Rádio Vaticano

Bombeiros combatem o fogo no carro-bomba que explodiu ao lado de uma igreja, na cidade iraquiana de Kirkuk. O atentado deixou ao menos 15 pessoas feridas, duas delas em estado grave  Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário