terça-feira, 26 de abril de 2011

Catequese8

Seu Noé posso ir?
Material: Máscaras ou cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
Entregue uma folha com desenho da Arca para que todos possam pintá-lo...
Paz e Bem!

Coroação de Nossa Senhora! Lindo demais!


  • Convide de 3 a 5 crianças para serem Nossa Senhora... Cada uma com uma denominação diferente, como por exemplo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Nazaré, etc...
  • Cinco crianças representando os escravos, para segurar uma corda ou corrente.
  • Seis anjos para levarem rosas e terços nas mãos.
  • A mesma quantidade de crianças para levarem as coroas.
Figurino: Nossa Senhora: Podem usar as roupas que possuem em suas paróquias, destacando apenas as cores dos mantos, para indicar que elas são a mesma pessoa, porém foram ganhando nomes diferentes devido as suas aparições.Elas podem ser representadas também usando roupas e mantos feitos com TNT que é um material bem barato.
Escravos: Podem ser as crianças mais moreninhas ou então todas que quiserem participar, mal vestidas e sujas, desde que depois você faça um encontro contando um pouquinho dessa história, para não haver certos tipos de preconceitos.Seguindo em uma fila, segurando uma corda ou uma corrente, uma atrás da outra.
Coroas: Se sua Paróquia não tiver tantas coroas disponíveis, faça você mesmo com material reciclável, ou compre em casas de bijuterias, onde você poderá guardar para os próximos anos. Este figurino será bem simples: As crianças estarão de branco, roupas comum, mostrando toda sua simplicidade e pureza, para coroar Nossa Senhora.
Anjos: Os anjinhos poderão entrar vestidos com cores diferentes e bem clarinha e com suas asas, cada qual levando pétalas de rosas nas mãos. O primeiro anjinho, que deverá ser o mais alto de todos da turma, entra segurando bem alto o ROSÁRIO para depositar ao meio de todas as nossas senhoras. E os outros deverão oferecer as suas rosas uma para cada mãe.
Ao som do canto Salve Rainha as Nossas Senhoras vão entrando caminhando bem devagar rumo ao altar. Com as mãozinhas em sinal de oração e cabeças baixa, bem concentradas. Ao chegar no altar elas se voltam para a comunidade. Em seguida vem os escravos segurando sua corda/corrente e no meio do corredor um grita: Viva Nossa Senhora: E os outros respondem: Viva! Seguem em direção ao altar e as Nossas Senhoras levantam as mãos para o céu e as correntes se soltam. Eles ajoelham, cada um perto de uma. E elas voltam com a posição das mãos como se estivessem em oração e os escravos de cabeça abaixada e ajoelhados até a música terminar.
Som de fundo: Mensagem com voz de Criança:

Quando eu me sinto aflito, nossa senhora da paz
Me dá sua mão me acalma, tranqüilidade me traz
Se uma lágrima me rola e o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias de nossa senhora da penha
Nossa senhora de Fátima peço que a alegria venha

Se o perigo me preocupa eu tenho fé não me alarmo
Tenho meu escapulário, nossa senhora do Carmo
Senhora dos navegantes, da boa viagem me guia
Pelos ares, terra e mares, me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades, nossa senhora da guia

Senhora da rosa mística, das dores, da conceição
De Guadalupe e do nosso coração
Minha mãe, nossa senhora, somos todos filhos seus
Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus.

Assim que iniciar a leitura da mensagem, a 1° criança entrará levando o ROSÁRIO e colocará no meio. Logo atrás as outras com as rosas. Cada um depositará aos pés de uma Nossa Senhora e se assentarão no 1° banco que estará reservado para eles, junto com os escravos, pois eles não aguentarão ficar ajoelhados muito tempo, coitadinhos.
Inicia o canto: Perfeito é quem te criou e as crianças vão entrando, com sua coroa nas mãos e indo em direção ao altar para o Momento certo da Coroação. Todos saem do altar após os aplausos.
FIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário