terça-feira, 26 de abril de 2011


Pegue uma folha de papel 40 kilos e no centro coloque uma foto de todos os seus catequisandos. Nas laterais cole figurinhas fofas, como uma igreja, a Bíblia, crianças, flores, abelhinhas, etc...
Na parte de cima escreva como tema: O que eu espero encontrar nos encontros de catequese neste ano?

Peças aos seus catequisandos que escrevam com letra legível, o que eles esperam encontrar nos encontros desse ano de 2011. Assim que tiver pronto, você poderá usá-lo no Ofertório ou no Momento de Ação de Graças na missa com as crianças. Ali estarão as ideias dos pequenos em relação aos encontros...
No final do ano, você poderá fazer um encontro em reflexão com eles, para saber se esses objetos foram alcançados... Esse cartaz pode ficar exposta na Igreja num cantinho especial voltado para a Catequese!
Tenho certeza que todos os pequenos e você catequista... Irão se surpreender!
Paz e Bem!

Plaquinhas divertidas: A e B

Escolha um livro da Bíblia e peça que as crianças façam leituras e reflexões sobre ele.
Escreva várias perguntas em uma folha usando o mesmo tema do livro escolhido e tendo como opção duas respostas. "A e B"
Divida a tuma em duplas, trios ou grupos maiores e distribua plaquinhas com as letras A e B para cada um participante do grupo. (Somente esses poderão responder no momento desejado)
Faça uma pergunta e diga: ... Nesta hora a criança deverá levantar a sua resposta sem deixar que os outros a vejam. Ganha quem responder o maior número de perguntas corretas. Assim eles aprendem brincando. Paz e Bem!
É fácil preparar as plaquinhas... Se for falar sobre a Criação, faça-as em formato de bichinhos... Fica exposta aqui a ideia... Utilize folhas de papel ofício e palitinhos de churrasco para colar.


Dinâmica: Sacramento do Batismo!

Paz e Bem amigos catequistas!
Olhem que ideia legal para trabalhar o Sacramento do Batismo com as crianças. Nos stands do Congresso, aprendemos essa dinâmica, para ser trabalhada com os adultos. Mas pode ser adaptada para trabalhar com os pequenos.

Material:
  • Bonequinhos de papel ofício branco, com um palitinho colado nas costas. ( No tamanho de 10 cm a 12cm).
  • Uma ou duas gotas de Povidine misturada a meio copo com água
  • Meio copo com água sanitária misturada a meio copo com água pura. Esses materias podem ficar arrumados e disponíveis em cima de uma mesinha previamente preparada. Se não tiver disponível o Povidine, você poderá utilizar anelina vermelha (Preferível neste caso, o Povidine) Converse com eles sobre os Sacramentos... Sobre as graças de Deus que chegam até nós. Fale que o Batismo é muito importante para a nossa vida, pois ele nos "limpa" do pecado. Seja criativo. Utilize métodos como fantoches para contar a história do pecado original. Fale da Criação do Homem e da Mulher... Depois peça para que eles peguem seus bonequinhos e mergulhem na porção misturada com água e Povidine e depois na porção de água com água sanitária. Faça tudo bem devagar. Explique com paciência. E termine dizendo que uma vez marcados pelo Batismo, para sempre marcados pelo Amor de Deus em nossas vidas!
Achei muito interessante essa dinâmica e diferente para trabalhar com os eles. O legal é que todos eles podem participar dessa experiência. O ponto central é colocar no coração de cada catequisando a importância do Batizado e de se viver como filhos e filhas de Deus, cada um em sua missão , na Santa Igreja Católica! Espero que gostem! Paz e Bem!

Faça dinheirinhos de vários valores para serem distribuídos igualmente pra cada criança. Monte uma lojinha no local do encontro. Pegue caixinhas de fósforo e escreva dentro de cada uma o objeto que ela simula ser: vídeo game, amor, televisão de plasma, carinho, boneca Barbie, dedicação, celular, fé, carro, sabedoria, bonecos, esperança, ventilador, caridade, computador, perdão, bicicleta, salvação, rádio cd para carro, compreensão, etc. Espalhe essas caixinhas pela sala. Pode repetir objetos e diga que cada criança terá 30 segundos para comprar o que quiser. Depois desse exercício leia a seguinte mensagem:

A Lojinha de Deus
Entrei e vi um anjo no balcão. Maravilhado, eu lhe disse:
"Santo Anjo do Senhor, o que vendes?
Ele me respondeu: "Todos os dons de Deus".
Perguntei: "Custa muito?"
Respondeu-me: "Não, tudo é de graça".
Contemplei a loja e vi jarros com compaixão, vidros com fé,
Pacotes com esperança, caixinhas com salvação,
Potes com sabedoria...
Tomei coragem e pedi:
"Por favor, Santo Anjo, quero muito amor,
Todo o perdão, um vidro de fé, bastante felicidade
E salvação eterna para mim e minha família também.
Então o Anjo do Senhor preparou um pequeno embrulho,
Tão pequeno que cabia na palma da minha mão.
Maravilhado mais uma vez, eu lhe disse:
"É possível tudo estar aqui?"
O Anjo me respondeu sorrindo:
"Meu querido irmão, na Loja de Deus não vendemos frutos.
Apenas sementes".

Explique aos seus pequenos que o essencial na vida é sermos servos e estarmos dispostos sempre a ajudar os nossos irmãos. Termos as coisas para nos divertir é muito legal. Mas o essencial é Amar ao próximo como a nós mesmos e ajudarmos uns aos outros. Dê sementes de feijão para eles e peça que cuidem com cuidado, como se fosse uma pessoa. E que traga daqui a alguns encontros para a turma analisar como foi cuidado aquele grão. Se o pé de feijão estiver viçoso, bonito e bem cuidado, explique que assim devemos tratar os nossos irmãos. Mas se estiver triste, caído e sem vida, precisamos repensar em nossas atitudes.


Envio de catequitas. Ação de Graças.

Em fevereiro e março a maioria das paróquias retornam com as atividades da catequese em suas comunidades.
Uma ideia bem legal é fazer a celebração de envio dos catequistas de um modo bem bonito e com a ajuda de todos...
A coordenadora compra um número de rosas que dê para presentear todos os catequistas...
No início da missa, entrega uma rosa, a pessoas diferentes da comunidade e explique que no momento de Ação de Graças, esta deverá presentear algum catequista.
No Momento oportuno após a Comunhão, a coordenadora lê uma mensagem que fale a respeito desse envio...
Inicia um canto bem bonito: Pode ser CATIVAR:
E a coordenadora convida a comunidade a presentear os catequistas. A bênção e as palavras finais ficam por conta do presidente da celebração.

Dinâmica : A quem Jesus chama?

Esta dinâmica é super legal...
Eu recomendo a todos os catequistas... É um jeito muito gostoso de brincar e catequisar ao mesmo tempo... E o resultado final é surpreendente... Vale à pena registrar as lindas "flores que formam na água... Lembrem-se: No final da dinâmica, peça ajuda aos catequisandos para jogar a água em alguma plantinha espalhadas pelo local...
*Água: Fonte de vida.
Não desperdice*


Eis a Dinâmica:

Prepare uns quadradinhos de papel, 5x5 cm, com folhas de ofício, bem coloridos, de acordo com a quantidade de catequisandos... Bem no centro desses quadradinhos, escreva o nome de cada membro do grupo, incluindo o seu, catequista... Dobre as 4 pontas, formando um X... Os quadradinhos precisam estar com os quatro lados iguais... ("retângulos", não costumam dar muito certo)...
Prepare um recipiente bem grande, de modo que suporte todos os quadradinhos juntos..
Ambiente: Forre o chão com tnt grande. Em tiras de folha, escreva o nome de cada catequisando e cole-os no chão, um ao lado do outro, formando um círculo, onde eles deverão assentar-se... No centro, coloque a Bíblia, uma vela acesa e flores para decorar... E ao lado, o recipiente que você já preparou, com água suficiente para fazer os quadradinhos boiarem... Disponibilize uma caixinha para colocar os quadrados com os nomes e o seu fica ao lado da vela. Inicie este encontro invocando a Santíssima Trindade. Logo depois, reze um Pai Nosso, mesmo sentados e aproveitando que estão em círculo, de mãos dadas.
Explique um pouco sobre o tema do encontro e peça a cada um que leia um trechinho da seguinte passagem Lc 6-13, o qual Jesus chama os doze apóstolos para a missão...
Compartilhe com eles a experiência da leitura e pergunte quem eles acham que é o 13°, 14°, 15°... discípulo de Jesus... Deixar eles falarem... E depois pedir que cada um pegue um quadradinho, mas, não abra... Antes, façais a Oração do Espírito Santo, para iluminar a cabecinha de cada um deles, para que assim, eles se concientizem, da maravilha que é ser chamado a viver uma vida pura, simples, humilde, mas da forma como Jesus quer... Então peça-os para colocar os papéis na água... E pergunte novamente: A quem Jesus chama? Aos poucos os quadradinhos vão se abrindo e os nomes dos catequisandos vão aparecendo... Quanto mais participantes melhor... E colorido também... Pois eles ficam como flores, boiando em meio aquela água toda...
Partilhe a experiência vivida e pergunte um a um o que acharam da dinâmica... Depois que falarem, conte como foi o seu chamado e também coloque o seu quadradinho na água... Terminando dizendo que:Assim como aquele papel se abriu, mostrando o seu nome catequista, você também deixou abrir o seu coração para o chamado de Jesus...
Espero que gostem... Pois eu fiz esta dinâmica e todos compreenderam, além de terem gostado muito de brincar com a água... Afinal, quem não gosta não é?

S2 S2 S2 ...

Encontros com a Pré- CAtequese!!!

Fazer apresentações de músicas coreografadas com eles na missa é uma ótima pedida para que sintam a alegria da comunidade... Levá-los para uma hortinha e plantar algo, faz com que eles percebam a grandeza de todo ser vivo... Trabalhar com pinturas, massinha de modelagem, artesanato, trabalhinhos sobre a família... Teatrinhos que dramatizem passagens da Bíblia... Bonecos de fantoche... Historinhas em quadrinhos... Cruzadinhas bíblicas, que podem ser trabalhadas com a catequista, lendo uma passagem e fazendo perguntas para eles... Já que alguns ainda não aprenderam a ler... E o mais... Usar a imaginação e deixar os Espírito Santo tocar... Pois o próprio Cristo disse:

"Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino dos céus" ...


Queridos pais... Evangelizem!!!

Paz e Bem meus lindos irmãos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário