quarta-feira, 27 de abril de 2011

Santa Zita, virgem, +1278

Santa Zita

27 de Abril


Santa Zita é um exemplo de
como em qualquer situação uma pessoa pode se santificar:

"Mãos no trabalho e coração em Deus"
(lema da obra de Santa Zita)

Santa Zita, nasceu no ano 1218, em Monsagrati, numa aldeia próximo a Lucca (Itália) no seio de uma familia de camponeses tementes a Deus. A sua mãe fazia questão que Zita estudasse e para isso a incentivava dizendo que Deus teria muito orgulho dela se pusese afinco em seu estudo.

Zita era uma criança muito carinhosa e cada segundo livre que tinha corria para um canto isolado para rezar. Foi-lhe confiado o encargo de distribuir as esmolas cada sexta-feira. E dava do seu pouco, da sua comida, das suas roupas, daquilo que possuía.

Como era muito pobre, foi trabalhar como domestica aos 12 anos de idade na casa da família dos Fratinelle em Lucca. O chefe da família tinha um temperamento violento e mandava com gritos e palavras muito humilhantes. Todos os empregados reclamavam desse trato tão áspero, menos Zita que o aceitava de boa vontade pra assemelhar-se a Jesus Cristo que foi humilhado e ultrajado.

Também as outras empregadas tinham inveja dela e a feriam com palavras. Zita não lhes respondia, nem guardava rancor ou ressentimento. Os trabalhadores não gostavam dela porque ela demonstrava aversão pelas palavras grosseiras e histórias imorais além disso trabalhava muito. Chamavam-na de 'beata' e 'beija chão'. Mas com o passar dos anos, todos se foram dando conta que era uma verdadeira santa, uma grande amiga de Deus conquistando-lhes o coração e o respeito assim como aos membros da família servindo naquela casa durante 48 anos.

De acordo com a tradição ficaram convencidos de que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa no lugar de Zita enquanto esta atendia a um pobre doente a porta da casa.

Zita questionava-se sempre: "Isto agrada ao Senhor"Interrogação ou " Isto desagrada a Jesus"Interrogação O emprego era um presente divino e ela agradecia a Deus todos os dias orando logo pela manhã, quando todos da casa ainda dormiam. Também aproveitava as manhãs para ir à missa e retornava apressada para servir aos seus amos sempre de forma discreta e muito amável.

Um homem quis desrespeita-la em sua castidade, e ela arranhou sua cara, fazendo com que se afastasse.Outro tentou calunia-la diante do dono da casa e este a insultou horrivelmente. Zita não disse uma só palavra para defender-se, deixando para Deus sua defesa. Depois se soube toda a verdade e o patrão teve que arrepender-se do tratamento injusto que lhe dera, crescendo enormemente seu apreço pior aquela humilde serva.

Gastava quase todo o dinheiro de seu salário para ajudar aos pobres. Dormia sobre uma esteira colocada diretamente no solo, porque doou sua cama e seu colchão a uma família necessitada.

Um dia, em pleno inverno, com temperatura a vários graus abaixo de zero, a senhora da casa emprestou-lhe o manto de lã para que fosse à Igreja. Na porta desta encontrou um pobre cheio de frio e deu-lhe o manto. Ao voltar para casa foi terrivelmente admoestada , mas pouco depois apareceu na porta da casa um senhor misterioso que trouxe um belo manto de lã. E não quis dizer quem era. As pessoas diziam: 'Um anjo do Senhor veio visitar-nos'.

Num outro dia levava entre as dobras de seu avental tudo o que tinha sobrado do almoço para os pobres, mas pelo caminho encontrou-se com o chefe da casa, que lhe perguntou o que levava. Ela abriu o avental e dentro só havia flores.

Em época de grande escassez distribuia aos pobres grãos que se encontravam na dispensa.Quando chegou o furibundo capataz para contar os grãos encontrou-os ali todos.

Quando lhe sobrava um dia livre, o empregava a visitar pobres, doentes e presos, dedicando-se especialmente aos que estavam condenados à morte.

Durante toda a sua vida ela trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes.

Dizem que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados. Mas no seu avental o que era alimento se converteu em flores. Foi domestica por 60 anos. Morreu com sessenta anos no dia 27 de Abril de 1278, tendo toda a família Fatinelli a quem serviu toda a vida ajoelhada a seus pés.

Depois da sua morte inumeros milagres ocorreram por sua intercessão e ela começou a ser venerada como santa na zona de Lucca. Ambos os poetas Fazio degli Uberti (Dittamonde III, 6) e Dante (Inferno XI, 38) referem-se à cidade de Lucca (Toscana, Itália) como "Santa Zita". Foi aprovado pelo Papa Leão X o ofício em sua honra.

O seu túmulo foi descoberto em 1580 na Igreja de S. Frediano e naquela altura, cerca de 300 anos após a sua morte, o seu corpo encontrava-se incorrupto. O Papa Inocêncio XII canonizou-a a 5 de Setembro de 1696.Tornou-se a padroeira das empregadas domésticas pelo Papa Pio XII.



Oração:
Ó Santa Zita,
que no humilde trabalho doméstico soubestes ser solícita
como foi Marta, quando servia Jesus, em Betânia,
e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus,
ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios
que me impõem os meus trabalhos domésticos:
ajudai-me a tratar as pessoas da família que sirvo
como se fossem meus irmãos.

Ó Deus, recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações,
e pela intercessão de Santa Zita,
dai-me forças para cumprir sempre meus deveres,
para merecer o reconhecimento dos que sirvo
e a recompensa eterna no céu.
Santa Zita, ajudai-me.
Amém.


Em Luca: Fonte Battesimale e Cappella di Santa Zita na Igreja / Basílica de San Frediano:

A- A+

Santa ZitaCom muito carinho e devoção lembramos - neste dia - da santidade de vida de Santa Zita, padroeira das empregadas do lar. Nascida em Lucca (Itália), no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa, mas que soube comunicar a ela a riqueza da vida em Deus.

Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. O segredo da espiritualidade desta santa era muito concreto, pois consistia em se questionar se esta ou aquela atitude agradava ou não ao Senhor. Desta forma, abriu-se para a santificação de Deus.

Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre e lá, não deixou de participar em todas as manhãs da Santa Missa na comunidade. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, desta forma conquistou a admiração dos patrões. Conquistou também muitos corações para o Senhor e, merecidamente, o Céu.

Santa Zita, rogai por nós!

Santa Zita

Santa Zita era filha de camponeses. Aos 12 anos foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma rica família. Perguntava-se sempre a si mesma: "Isto agrada ao Senhor?" Ou: "Isto O desagrada?" Foi-lhe confiado o encargo de distribuir esmolas a cada sexta-feira. E dava também do seu pouco, da sua comida, das suas roupas, daquilo que possuía, das suas parcas economias. Dizem que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados. Mas no seu avental o que era alimento se converteu em flores. Por 60 anos foi doméstica. Na hora da morte tinha ajoelhada a seus pés toda a família Fatinelli, a quem servira toda a vida. Morreu no dia 27 de abril de 1278. Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.


Santa Zita nasceu em 1218, em Monsagrati, nos arredores da cidade de Lucca. Filha de camponeses, aos 12 anos foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma rica família. Perguntava-se sempre a si mesma: "Isto agrada ao Senhor?" Ou: "Isto desagrada a Jesus?" Foi-lhe confiado o encargo de distribuir as esmolas cada sexta-feira. E dava do seu pouco, da sua comida, das suas roupas, daquilo que possuía, das suas parcas economias. Dizem que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados. Mas no seu avental o que era alimento converteu-se em flores. Por 60 anos foi doméstica. Na hora da morte tinha ajoelhada a seus pés toda a família Fatinelli, a quem servira toda a vida. Partiu para o Céu no dia 27 de Abril de 1278. Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.



Santa Zita, que tem seu dia comemorado em 27 de abril, era uma humilde empregada domestica nascida em Monte Sagrati, Itália em 1218.

Com 12 anos começou a trabalhar para a família dos Fratinelle, comerciante de lã e outros tecidos em Lucca.

Logo outros serventes não gostaram dela porque ela trabalhava muito, e bem e era muito boa para os outros. Alem disso ela dava comida e roupa para os pobres- inclusive as dos seus empregadores. Mais tarde ela conseguiu o respeito dos membros da família.

De acordo com a tradição os outros serventes finalmente ficaram convencidos que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa.

Durante toda a sua vida, Santa Zita trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes. A ela foi creditado uma serie de milagres.

Santa Zita foi canonizada em 1696, e é a padroeira das empregados domésticas.

Na arte litúrgica da Igreja é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou ainda atendendo a um pedinte a porta de casa.

O corpo incorrupto de Santa Zita encontra-se ainda hoje exposto na Igreja de San Frediano



Nenhum comentário:

Postar um comentário