segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Marcos Evangelista


25 de Abril


A- A+

São Marcos EvangelistaCelebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era judeu de origem e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembléia a orar" (Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.

São Marcos na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou no poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

São Marcos, rogai por nós!


Admite-se que o autor do Segundo Evangelho e o Marco - primo de Barnabé, de que se fala nos Actos e nas Epístolas - sejam uma só e a mesma pessoa. Marcos e Maria viviam em Jerusalém. A sua casa servia de local de reunião dos primeiros cristãos. Discípulo de São Paulo, esteve ao seu lado quando este ficou preso em Roma. Foi também discípulo de São Pedro: "a que (Igreja) está em Babilónia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho" (1 Pedro 5,13s.).
Santo Irineu, Tertuliano e Clemente de Alexandria atribuem decididamente a Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, o segundo Evangelho. E segundo os críticos modernos, o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70 e dirigido aos cristãos de Roma.

São Marcos

São Marcos, ou João Marcos, judeu de origem, da tribo de Levi, é venerado na Igreja não só como santo mas também como benemérito evangelista, isto é, escritor do Evangelho. Pertencia a uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Sua casa era centro de reuniões dos apóstolos e dos cristãos primitivos. De fato, dizem os Atos dos Apóstolos: "Pedro saído da prisão pela intervenção do anjo, dirigiu-se à casa de Maria, mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam aí reunidas em oração pela libertação de Pedro" (12,12).

Inspirados em antiga tradição, muitos comentaristas pensam que esta casa de Maria foi o lugar onde Cristo celebrou a última Ceia, e onde depois os apóstolos receberam o Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Naquele tempo, João Marcos era pouco mais do que uma criança.

Mas no ano de 44, quando Barnabé, primo de Marcos, subiu a Jerusalém com São Paulo para falar com os apóstolos, Marcos decidiu acompanhá-los para a primeira viagem apostólica. Viajou com eles para Chipre, onde se deu a conversão do pró-cônsul Paulo, junto com muitos outros. No entanto, Marcos não conseguia, pela idade juvenil, acompanhar o ritmo das fadigas apostólicas de São Paulo: Teve um momento de debilidade e, a certa altura, por medo ou por saudade, voltou para Jerusalém. Por isso, ao se organizar mais tarde a segunda viagem missionária de São Paulo e Barnabé, sua presença foi causa de separação de Barnabé e Paulo.

Mais tarde, Marcos, conforme a tradição, acompanhou São Pedro a Roma, que em sua primeira carta o chama com carinho de "meu filho".

Toda a tradição cristã, desde o século 1, o considera autor do segundo Evangelho que leva seu nome e o escreveu seguindo as pregações de São Pedro.

Em Roma, esteve também a serviço de São Paulo durante sua primeira prisão, e dele faz menção em suas cartas. Durante a sua segunda prisão em Roma, escrevendo a seu discípulo Timóteo, São Paulo lhe recomenda que venha quanto antes a Roma e que lhe traga Marcos, porque lhe é grandemente útil no apostolado. Esta é a última notícia que temos dele nas Sagradas Escrituras. A tradição nos diz que, depois da morte dos apóstolos Pedro e Paulo, São Marcos viajou para Chipre e em seguida para Alexandria, no Egito, sendo considerado o fundador daquela igreja, onde mais tarde morreu mártir.

No ano 815, as relíquias do corpo de São Marcos foram transportadas para Veneza, onde estão sendo veneradas. O leão é símbolo deste evangelista, que inicia seu Evangelho apresentando o profeta João Batista com estas palavras: "Voz daquele que clama no deserto: preparai os caminhos do Senhor".

Somos imensamente gratos a São Marcos pelo Evangelho que nos transmitiu. Pela extensão é o mais curto, mas é permeado de uma unção toda especial. Com certeza ele conheceu Cristo, embora, por ser muito jovem, não fosse discípulo do Senhor. Conheceu os lugares onde Cristo passou, conviveu com os apóstolos. Sob este aspecto humano, seu. Evangelho tem toda a credibilidade.

Ouçamos também nós seu ardente apelo: "Fazei penitência, convertei-vos e crede no Evangelho!"


São Marcos

Em geral, admite-se que o autor do segundo Evangelho e o Marcos, primo de Barnabé, de que se fala nos Atos e nas Epístolas, sejam uma só e a mesma personagem. Em favor desta identificação, eis o que se pode dizer a respeito do segundo Evangelista:
Marcos e Maria, sua mãe, habitavam em Jerusalém. Essa casa servia de local de reunião aos primeiros cristãos. Foi lá que São Pedro encontrou um grupo compacto em oração, quando escapou do cárcere em que o tinha encerrado Herodes Agripa. Contou-lhes como o anjo do Senhor o libertara, depois fugiu para maior segurança e chegou a Cesareia. Marcos teve muitas vezes ocasião de se encontrar de novo com o chefe dos Apóstolos. Este chamava-lhe seu «filho», o que parece dar a crer que foi ele quem o converteu e batizou.
As relações de São Marcos e São Paulo começaram por ser menos harmoniosas. Houve um primeiro conflito quando da missão de Paulo e Barnabé na Ásia Menor (45). Tinham trazido Marcos com eles. Tudo correu muito bem até Perge, na Panfilia. Aí deixou Marcos os seus companheiros seguirem viagem, e por sua parte regressou a Jerusalém. Quatro ou cinco anos mais tarde (50), tendo os dois apóstolos resolvido visitar de novo as Igrejas que tinham fundado na primeira viagem, Barnabé quis de novo levar consigo o primo, mas Paulo contradisse-o, de maneira que, não se resolvendo nenhum a ceder, Paulo foi da sua parte com Silas, e Barnabé da sua com Marcos.
Todavia, não se passou muito tempo sem que tudo se arranjasse. Durante o primeiro cativeiro de São Paulo (63), Marcos está em Roma ao seu lado; e durante o segundo, é o próprio Paulo que pede a Marcos, então no Oriente, que venha ter consigo para o ajudar a converter os pagãos da Cidade eterna.
Os que pensam que Marcos foi, em seguida, pregar o Evangelho em Alexandria talvez não se enganem.
O lugar mais provável de promulgação do segundo Evangelho deve ter sido Roma, onde a cristandade era numerosa. Após a morte de Pedro, na perseguição de Nero, Marcos deve ter sentido a necessidade de fixar por escrito a sua catequese, isto entre os anos 65 e 70. Confirmam a origem romana do texto os muitos latinismos na redação grega, a contagem dos dias à romana, as moedas latinas, etc. Mas então em Roma falava-se mais o grego que o latim. Neste Evangelho, Jesus aparece mais humanizado que em são Mateus: compadece-Se, admira-Se, indigna-Se, tem medo e angústia, etc. Isto, embora S. Marcos escreva para anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo ser o Filho de Deus (Mc 1, 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário