sexta-feira, 8 de abril de 2011

Beata Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus




1º de Setembro
SANTA TERESA MARGARIDA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(Ana Maria Redi)

Nasceu em Arezzo, na Toscana, da nobre família Redi, em 1747. Entrou para o Mosteiro das Carmelitas Descalças de Florença, no dia 1° de setembro de 1764. Teve uma particular experiência contemplativa, fundada na palavra do Apostolo São João: “Deus é Amor”.

Viveu no amor e na imolação de si mesma e atingiu, rapidamente, a perfeição, no serviço constante e heróico de suas Irmãs. Morreu em Florença, em 1770. eus pais Inácio Fernando Maria Redi e Maria Camila Bal-Lati. Tiveram 13 filhos, Ana Maria foi a segunda. Teve três irmãs religiosas e dois irmãos sacerdotes.

Ana Maria Redi Nasceu na Itália, na cidade de Arezzo, de nobre família, no dia 15 de julho de 1747. Foi uma alma contemplativa desde menina. Freqüentemente enchia-se de entusiasmo e questionava: “diga-me, quem é esse Deus?” Atraída pela palavra de São João: “Deus é Amor” (1Jo 4,16). Ingressou no Carmelo de Florença no dia 11 de março de 1765, quando recebeu o nome de Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus.

Durante toda a sua vida viveu o lema: “Escondida com Cristo em Deus”. Mais que “Mestra” foi um contínuo e magnífico testemunho de vida espiritual. Foi Apóstola do Sagrado Coração e de Nossa Senhora do Carmo, a quem amou entranhadamente. Outro lema que lhe era muito caro, com fiel herdeira do espírito do Carmelo era “padecer e calar”.

Conforme um de seus biógrafos, ela pertence a mais pura estirpe espiritual Sanjoanista. A chama obscura do amor infuso que abrasa, consume, ilumina e dirige toda a vida, fazendo-a tocar o centro da vida trinitária, de onde se abre o mais ardente apostolado contemplativa. Também foi uma grande mística que para tanto usou dois meios: uma vida de dura acese e intensa caridade fraterna.


Assimilou com perfeição os ensinamentos de Santa Margarida Maria Alacoque sobre o Sagrado Coração de Jesus e viveu-os de modo bem pessoal, até chegar à intimidade com a Santíssima Trindade. Soube cobrir com as cinzas da santa humildade seus dons naturais: nobreza, cultura e inteligência. Conservou no mais profundo silêncio as graças que recebia de Deus, dissimulando continuamente todo ato de virtude.
Faleceu aos 23 anos, no dia 7 de março de 1770. Expirou com a cabeça inclinada e abraçada ao seu crucifixo. O Papa Pio XI a beatificou no dia 9 de junho de 1929 e a canonizou no dia 12 de março de 1934. Sua festa é celebrada no dia 1° de setembro.A seu respeito, disse o Papa Pio XII: “Santa Margarida, ardente do amor divino, mais se assemelhou a um anjo que uma criatura humana, podendo assim ajudar muitas almas a alcançar a virtude”.


Ana Maria, da ilustre família dos Rédi, nasceu em Arezzo, Itália, a 15 de Julho de 1747. Foi educada no convento de Santa Apolina de Florença, entrou aos dezoito anos no das carmelitas descalças de Santa Teresa na mesma cidade, e recebeu o nome de Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus. Nele fez os votos e os observou com admirável fidelidade. A ata de beatificação chama-lhe “Jovem flor do Carmelo, a imitar a brancura das açucenas”. Morreu em odor de santidade, a 7 de Abril de 1770, não tendo ainda completado vinte e três anos.
A causa foi introduzida em 1807: mas sofreu bastantes delongas, não tendo sido reconhecida a heroicidade das virtudes antes de 1839. Finalmente, depois do exame de dois milagres, o papa Pio XI beatificou-a solenemente a 8 de Junho de 1929.

Nenhum comentário:

Postar um comentário