quinta-feira, 7 de abril de 2011


Mensagem final dos Bispos do CELAM





10:18 - 06/04/2011

A vida é “o valor mais importante para as populações que vivem nestas nobres terras”, frase da carta que Bento XVI enviou último dia 28 de março, ao Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, e foi tema da mensagem final do encontro do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), que se desenvolveu do dia 29 a 31 de março, em Bogotá, Colômbia, sobre a Pastoral da Família e da Vida.

Juntos, os bispos latinoamericanos e caribenhos confrontaram suas experiências pastorais em favor da família e da vida nessa região, analizando a realidade contemporânea que revela uma situação de emergência e que está longe do projeto original de Deus.

Os prelados, há muito empenhados na promoção e na defesa dos valores sagrados presentes no matrimônio - o fundamento da família e da abertura à vida – também tratados fora do ambiente eclesial, em âmbito legislativo, ético e da saúde, constatam que não obstante em muitos países as leis sejam a favor da vida, em nível mundial é elevado o número de abortos. Por isso torna-se necessário prosseguir com fé, esperança e empenho no serviço à sociedade, em favor da promoção das instiuições familiares e na defesa do dom da vida. Os bispos incentivam a criação de comissões diocesanas e paroquiais que trabalhem nesse sentido.

A família é o verdadeiro sujeito da evangelização e do apostolado, dizem ainda os bispos. Jesus a inseriu entre as instiuições do Reino de Deus, elevando o matrimônio a sacramento. Isso justifica a criação de uma Pastoral da Família, que a oriente para o encontro com o Senhor e a torne testemunha do amor cristão. Esse é a tarefa dos sacerdotes comprometidos nessa frente da America Latina, que renovaram juntos a prioridade da catequese familiar, da preparação dos casais ao acolhimento do dom da vida e antes do matrimônio, através do reconhecimento do verdadeiro significado da sexualidade.

Dentro desse propósito, o Celam agradeceu expressamente aos casais que diariamente oferecem um exemplo crível de compromisso matrimonial em direção à Santidade e também dirigiu um pensamento especial às famílias desunidas, que vivem o drama da separação ou do divórcio. A essas últimas os prelados manifestaram sua proximidade e o anúncio de que o Senhor as ama de modo particular, dando-lhes o infinito tesouro de sua misericórdia.

Um convite especial, também foi dirigido aos jovens, para que saibam reconhecer o amor de Deus em suas vidas e saibam segui-lo, realizando assim o designio que o Senhor reservou para cada um. Enfim, os bispos confiaram a própria missão a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do continente e ícone da sacralidade da vida da qual, sendo ela a primeira a responder sim, mostrou a beleza estampada no amor de Deus.(

fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário