sexta-feira, 8 de abril de 2011

Preparando a Páscoa

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, Arcebispo Emérito de Uberaba - MG

Estamos perto da grande solenidade da Páscoa, quando, com a Igreja, comemoramos a vitória de Cristo sobre a morte. O anúncio foi dado pelos Anjos aos que chegavam ao sepulcro para verem o corpo do Senhor e homenagearem o morto: “Não está aqui. Ressuscitou.”

Não demorou a soar nos ouvidos de todos a alvissareira notícia das primeiras aparições do Senhor que fora morto no suplício da cruz, dois dias antes, agora de novo estava vivo. A Igreja que, na sua liturgia se cobrira de tristeza e de luto pela crucifixão do Senhor, agora vai revestir-se de branco e de luzes ao proclamar: Jesus venceu a morte. Está vivo e resplendente. Nós o vimos e ouvimos a sua palavra.

De fato, Jesus vivo e triunfante apareceu aos apóstolos duas vezes. A primeira foi à tarde do próprio dia da ressurreição, quando Tomé não estava com o grupo dos onze. Na segunda vez o Senhor deu à sua Igreja o misericordioso dom do perdão dos pecados: “A quem perdoardes os pecados, serão por certo perdoados.”

Nesta ocasião da festa da Páscoa, o Senhor tendo dado à sua Igreja este inefável presente de poder perdoar, deve-se recordar que a confissão dos pecados nada tem de humilhante que nos possa deprimir e rebaixar. É sim a festa do perdão, que não deprime nem humilha. É a volta para os braços paternais de Deus. É por forças da morte e ressurreição de Cristo que o pecador se reconcilia com Deus, perdoado das suas fraquezas, e enriquecido da graça e da paz. O perdão divino traz alegria e a serenidade de viver perto de Deus, como filho e herdeiro.

A vida do homem de fé deve ser sempre uma busca de valores absolutos e uma fuga corajosa do mal e da mediocridade. Agora este é um momento oportuno da preparação para a próxima festa da Páscoa, que é vida e paz. Este período de cinquenta dias que nos traz as alegrias da Ressurreição deve levar-nos a uma vivência dos valores do Evangelho e colocar-nos bem perto do coração de nosso Deus. Então, ao celebrar a festa da Páscoa, cantaremos os aleluias da ressurreição, isto é, a alegria de vivermos mais perto de Deus, ouvindo os cantos dos anjos antecipadamente como se já estivéssemos na luz da eternidade. Preparemo-nos. Páscoa é vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário