terça-feira, 12 de abril de 2011

S. Victor de Braga, mártir, +300

Era catecúmeno, natural da aldeia de Paços, perto de Braga. Ainda antes de receber o Baptismo, já vivia como cristão, abominando os ídolos e a sua falsa divindade.

Numa manhã, Victor saíu para os campos e encontrou o cortejo que ía honrar a deusa Ceres. Quiseram que ele se associasse ao cortejo ou, pelo menos, se deixasse coroar de flores como estavam todos os jovens da sua idade. Como recusasse, foi levado a tribunal onde confessou seguir a lei de Cristo. Fê-lo com tal entusiasmo que calou os juizes.

Então o Governador mandou vir lâminas incandescentes que começaram a retalhar o seu corpo. Como nem assim deixasse de confessar a sua fé, levando alguns a questionar a sua própria consciência, o Governador mandou cortarem-lhe a cabeça.

cf. Santos de Cada Dia, Pe. José Leite (org.)

São Vitor

12 de Abril


A- A+

São VitorNasceu na aldeia de Passos, perto de Braga (Portugal), onde viveu toda sua juventude para Deus. Era catecúmeno, e se preparava para receber a graça do Batismo.

Jovem muito dado, encontrou um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo. Eles o chamavam a adorar este ídolo, e ele se recusou. Então, Vitor foi levado diante do governador e questionado.

Por não renunciar a sua fé, foi preso numa árvore e flagelado. E em seguida, decapitado.

São Vitor foi fiel a Cristo em todos os momentos, entregando-se a Jesus desde a juventude.

São Vitor, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário