segunda-feira, 11 de abril de 2011

Santo Estanislau, bispo, mártir, +1097

Santo Estanislau

11 de Abril


A- A+

Santo EstanislauCelebramos a vida de Santo Estanislau, que nasceu no ano 1030, pouco tempo depois do Cristianismo ter entrado na Polônia. Santo Estanislau foi sacerdote na Igreja de Cracóvia.

O lugar geográfico da Polônia era causa de muitos transtornos internos e externos, porém, nada se comparava ao rei da Polônia - Boleslau II - que era guerreiro, cruel, devasso e opressor. Por escolha do Espírito Santo, Estanislau tornou-se bispo daquela região; e, como tal, teve que se tornar um "João Batista", já que o rei dava um grande vexame no campo moral.

Estanislau é amado por toda Polônia como um santo que profundamente amou os pobres, evangelizou e morreu mártir. Em 1079, o rei Boleslau num ato de loucura atingiu com um punhal Estanislau, durante a Santa Missa, lugar onde o santo uniu seu sacrifício ao Sacrifício de Cristo.

Santo Estanislau, rogai por nós!

Santo Estanislau

Estanislau (Szczepanów, Cracóvia, Polônia, 26 de julho de 1030 - Cracóvia, 8 de maio de 1079). Bispo da Arquidiocese de Cracóvia, santo e mártir da Igreja Católica.

Seus pais eram pobres, mas estes encontraram uma forma de educação para o filho com os monges beneditinos. Estudando na escola da Catedral de Liège (por um certo período, sede da Primazia Eclesiástica da Polônia), entrou na carreira eclesiástica.

Foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo de Cracóvia, Lamberto Zula, sendo-lhe entregue a comunidade de Czembocz, de onde surgiu a fama de pastor honesto e zeloso. Foi nomeado Canônico do Capitólio Metropolitano e vigário diocesano geral. Em 1072, com a morte de Lamberto Zula, Estanislau foi denominado seu sucessor pelo próprio Papa Alexandre II.

Recebeu, inicialmente, a boa ajuda do Rei Boleslau II, que auxiliava em todos os trabalhos de evangelização. Entretanto, o rei apaixonou-se por uma bela matrona, Cristina, que era casada com Miecislau. Apesar dos conselhos de Estanislau e de sua exigência de que os preceitos católicos do casamento fossem respeitados, Boleslau não se conformou em ficar sem a sua amada. Simplesmente, mandou raptá-la. O bispo ameaçou excomungá-lo, mas o rei não recuou. Estanislau cumpriu a ameaça e Boleslau, enfurecido, ordenou a execução do religioso, comandando em pessoa a invasão da igreja de São Miguel, na Cracóvia, onde Estanislau celebrava uma missa.

Visto que os guardas não conseguiram matar o Bispo, o rei teve de assassiná-lo com as próprias mãos. Estanislau foi trucidado no dia 11 de abril de 1079.

Foi solenemente canonizado em Assis pelo Papa Inocêncio IV em 17 de agosto de 1253: é padroeiro principal da Polônia e seu culto é particularmente vivo na Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia e Estados Unidos. [Wikipedia]



Santo Estanislau nasceu em 1030, em Szczepanowa, diocese de Cracóvia, Polónia. De família pobre, estudou com os beneditinos de Cracóvia e depois em Liége, Bélgica. De regresso à pátria, exerceu o ministério sacerdotal com zelo e inteligência, fazendo várias reformas pastorais. Aos 42 anos, foi nomeado bispo de Cracóvia por Alexandre II. A sua nomeação agradou a todos, até mesmo ao rei Boleslau (1058-1079) que a princípio apoiou as suas iniciativas pastorais. Esta harmonia haveria de se romper, em consequência do desmando e corrupção dos costumes da corte. O próprio rei tinha conduta leviana, reprovável e escandalosa. Santo Estanislau denunciou-o publicamente e lançou sobre ele a excomunhão. Foi morto, então, quando celebrava a eucaristia na igreja de São Miguel e, segundo consta, pelas próprias mãos de Boleslau. Era o dia 8 de Maio de 1097. Santo Estanislau não somente é venerado na Polónia, mas também na Europa e nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário