domingo, 17 de abril de 2011

Que raio de mitologia é essa (parte 2)?





Bom continuando o meu artigo sobre a mitologia do Superman e para aqueles que acham que a serie a está muito, mas muito da cronologia, mitologia e dos fatos que realmente aconteceram nas hqs. vamos falar da Lois Lane

Lois Lane quando foi criada era sinônimo de competência e perspicácia

Com o fim da Grande Guerra, os homens voltaram e pediram às mulheres que voltassem para “o seu lugar”. E assim, aquela repórter ousada da primeira metade dos anos 40, foi cada vez mais dando lugar a uma menina deslumbrada com o mito do Superman. Agora, seu principal objetivo não era mais desvendar mistérios sobre o crime organizado (como acontecia, por exemplo, nos primeiros números da Action Comics), mas sim descobrir a identidade secreta do herói. De alguma forma, Lois colocou na cabeça que o Superman tinha uma identidade secreta, apesar dele não usar máscara!

Nos anos 70 tentou-se retomar a Lois Lane jornalista, ousada, aproveitando-se da onda do movimento feminista.

Ela voltava a ser a melhor repórter do Planeta Diário, se vestia com roupas um tanto masculinas, não usava maquiagem, diversas vezes era vista fumando e conseguia ser extremamente ácida e perspicaz quando estava de serviço. Na verdade, ela se derretia apenas por uma coisa: Superman. Clark Kent se cansou de tentar conquistar Lois, e até saiu do Planeta e virou apresentador de telejornal, para onde também foi Lana Lang.

Nossa heroína enfrentou não só Lana Lang pelo coração do herói, mas também outras rivais como Loris Lemaris (uma sereia), Luma Lynai, Lyla Lerrol e Liza Landis. Como se não bastasse os “duplos L.L.”, ainda havia as super-heroínas, como a Mulher-Maravilha.

Nem por isso Lois Lane era uma garota exatamente “fiel”. Enquanto o Superman não se decidia, Lois vivia outras aventuras, com diversas conquistas, como um lutador de luta livre (#8), um super-herói de verde e amarelo (#18), se torna enfermeira e se apaixona por um herói de guerra (#43), beija o Arqueiro Verde (#29) e até um palhaço (#126).

Em meio ao crescente movimento feminista, Lois Lane passou a exprimir o novo comportamento da mulher.

Em 1985,
coube ao canadense John Byrne a difícil tarefa de reapresentar o Superman para uma nova geração de leitores.

A Lois Lane pós-John Byrne não está mais preocupada em descobrir a identidade secreta do Superman, simplesmente porque ninguém desconfia que ele teria uma identidade secreta. Outra característica desse período, é que Lois, embora secretamente atraída pelo herói, não revela seus sentimentos; Ao mesmo tempo, Clark Kent admite gostar da moça, mas a rivalidade entre ambos no jornal cria uma primeira barreira – até porque na nova versão, Clark Kent consegue seu emprego após fazer a primeira entrevista com o Superman da história, ou seja, ele entrevistou a si mesmo.

Outras coisas que você deveria saber

Terry Taylor acabou se tornando Perry White, e o jornal Estrela Diária virou o Planeta Diário

É tem gente rasgando a Super Bíblia ou o Livro de Rao essa hora dizendo:

- Isso é mentira! Não é cânone! Não tem nada haver com as HQS!!

Agora me responde uma coisa como é que um cara se diz que é fã de Smallville e não assiste desde a 4ª temporada?

Aguardem o próximo artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário